Aquele feijão com arroz todo mundo faz, mas se você quiser fazer algo mais elaborado, diferente, com um toque especial, vai ter que suar.
Digo suar porque são muitas opções, desde uma colocação simétrica com base nos móveis, até o totalmente assimétrico e sem porquê. Tão sem porquê que se torna muito interessante.
E ai, qual escolher?
Bom, eu tenho pra mim que sua casa deve ser seu espelho. Não adianta criar uma decoração de revista, toda certinha, se você olha e não se vê nela. O ideal é contar para quem te visita quem você é através do seu ambiente.
Então, neste post vamos ver as sensações que alguns ambientes nos trazem e o que na decoração faz isso acontecer. Dai, você pode usar essas informações para imprimir a sua personalidade no seu ambiente, ok!
Olha esse exemplo ai embaixo:
Me diz se não é a organização em pessoa? A dona (ou o dono) dessa sala deve ser bem minuciosa, caprichosa, e também com certeza não tem filhos pequenos! hehehe
Repare que os 6 quadros estão dipostos na mesma altura, centralizados nas paredes, e o relógio que está à esquerda está alinhado por cima com os quadros, trazendo uma sensação de unidade para este ambiente.Perceba que a simetria está em todos os cantos: nas gavetas, nas caixinhas logo abaixo do relógio e até no posicionamento dos objetos em cima da mesa.
Agora, olha essa outra sala:
Quem mora ai é aquela pessoa que trabalha há 28 anos na mesma empresa e que gosta de todos os pingos nos "is", é ou não é?
Não estamos falando tanto de parede neste caso e sim dos objetos e sua disposição.
Esse é um ótimo exemplo: a sala é maravilhosa à primeira vista! Mas traz essa idéia de rotina, daquilo que é politicamente correto. E o que traz isso é essa disposição quase que espelhada de todos os objetos.
Outro exemplo:
(Primeiro sem as anotações senão ninguém entende nada!)
Quem senta neste sofá também é organizado, mas é mais flexível do que a pessoa das salas anteriores.
Pode ver que a luminária de piso (à direita) preenche o espaço dos quadros que completariam a composição.
Só essa substituição (do quadro pela luminária) já traz o imprevisto para a composição. Sai da rotina e do que é normal, e também podemos deduzir que essa pessoa gosta de novidades.
Mais uma:
Alinhamento assimétrico é diferente de bagunça. Bagunça é caos emocional e assimetria é ver por novos paradigmas...
Veja que a disposição dos nichos está em degrau, mas os objetos que estão apoiados acima do nichos trazem o equilíbrio estético para a composição.
Mesmo que não estivessemos vendo as cores e o estilo dos móveis... Mesmo assim!
Quando analisamos a disposição dos objetos na parede o que mais chama atenção é essa assimetria proposital que fala: "Eu sou assim: não gosto de rotina, crio o meu dia de acordo com meu humor, e sou muito bem humorado!"
É mais despojado e descompromissado, de uma forma positiva, claro. Mais emocional.
Olhe para a sua parede e veja se ela é o espelho da sua personalidade... e me conta, ta!
Ótimas dicas! Realmente o ambiente em que vivemos, espelha o que somos.
ResponderExcluirBjs
Muito bom.Acho que as minhas paredes tem muito a ver comigo,totalmente despojada e criativa hehehehe.Odeio parede vazia!!Mas acho bonito espaços citados acima...na casa dos outros hehehe
ResponderExcluirBjkas
Bem bacana esse post!!...
ResponderExcluir